Acredito que todos que já pesquisaram na internet sobre quartos de crianças já se depararam com o tal "Quarto Montessoriano". Mas afinal, o que é isso? Quais as principais características desses quartos? Em que se diferenciam dos quartos tradicionais?
O método Montessori foi criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori. e destaca a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças.
Em resumo, ele privilegia a busca direta e pessoal do aprendizado da criança.
Segundo este método o quarto dos pequenos deve ser estruturado de acordo com a ótica da criança e não do adulto, de forma que ela circule livremente no seu ambiente explorando as coisas que estão ao seu alcance.
A criança tem que ficar livre, mas em um ambiente seguro.
Abaixo, trazemos dicas de como montar um quarto montessoriano para seu filho, levando em conta os conceitos deste método.
Em vez de berço, use um colchão no chão, para que seu filho ganhe autonomia para sair da cama. Para proteger o bebê ou a criança de rolar para fora da cama, coloque travesseiros e almofadas. Quando estiverem maiorzinhos, pode-se investir em camas mais baixas, estilo japonês;
Os brinquedos devem ficar sempre a mão, em uma altura que a criança consiga pegar com facilidade;
Barras na parede, ajudam para que a criança possa começar a andar sozinha, sem seus pais;
Tapetes fofinhos e confortáveis, coloridos ou com desenhos, são bem importantes, e dão segurança as crianças;
Coloque espelhos, quadros e fotos na altura da criança, para que ela possa se ver, brincar e interagir. Os espelhos ajudam o bebê a reconhecer sua própria imagem e entender que ele e a mãe são duas pessoas diferentes;
A decoração deve ser minimalista, para que seu filho consiga desenvolver concentração e brincar com poucas coisas de cada vez;
A segurança é fundamental, para que a filosofia funcione, o bebê ou criança devem ficar livre para explorar. Evite móveis com quinas, gavetas e portas que possam fechar na mãozinha dos pequenos, objetos pontiagudos e que quebrem;
Deixe bastante espaço para que seu filho engatinhe e caminhe sem obstáculos;
Para bebês pequenos, os móbiles são um dos primeiros objetos que fazerem parte deste tipo de aprendizado. Coloque-o cerca de 30 centímetros acima de onde o bebê fica deitado e prefira um com poucas cores nos primeiros meses de vida, depois os mais coloridos, já que a visão ainda está em desenvolvimento assim que nascem.
SEGURANÇA
Em um ambiente com elementos ao alcance da criança, a principal preocupação dos pais é com a segurança. A arquiteta Cristiane Passos, responsável pelo projeto do quarto da Alice, alerta para as precauções que devem ser tomadas: - Evite móveis ou outros elementos com quinas. - Não use quadros com vidros. Prefira acrílico. - Fixe os objetos na parede com fita dupla face. Evite o uso de pregos. - Tome cuidado com móveis instáveis que possam tombar. - Esconda e proteja as tomadas.
Agora, inspire-se com alguns exemplos.